Marcas Populares

Newsletter


Dicas e Truques

Stand Up Paddle Surf, como começar?

Esta página não substitui o ensino qualificado de uma escola, apenas te dá algumas dicas para te ajudar nos primeiros passos da modalidade.

Material

Vais necessitar de uma Prancha, Pagaia, Leash e fato.

A Prancha

Deves escolher uma prancha de volume igual ou superior a 160 litros, o tamanho não deverá ser inferior a 10 pés, quanto mais pesado fores maior deverá ser o volume da tua prancha de forma a teres mais facilidade para te equilibrares, procura também uma prancha estável um pouco mais larga.

A Pagaia

A pagaia pode ser de diversos materiais, carbono, madeira, alumínio, consoante os materiais o preço varia, sendo normalmente o aluminio mais barato. A pagaia deve ter mais 22cm que a tua altura. Protege a pá da tua pagaia com um friso de borracha, váis bater muitas vezes nos rails da prancha e assim evitas danificar tanto a pagaia como a prancha.

O leash

O leash deverá ter pelo menos o comprimento da Prancha, para evitar que te magoes e pelo menos 7mm de diâmetro, mais fino parte fácilmente.

Onde e como começar?

Deves começar num local sem ondas, sem vento e sem correntes, desta forma ganhas o equilibrio e conheces a tua prancha em condições ideais, tornando a progressão mais fácil e segura. Para depois entrares na ondas.

Segurança

Evita locais com muitos surfistas, a dimensão e volume destas pranchas faz com que seja difícil manobrar rápidamente, e é perigoso estar no meio de muita gente, a margem de erro é menor que no surf normal.

Com ondas maiores (>2metros) usa dois leashes, pois estes partem muitas vezes devido ao grande volume das pranchas que puxado pelas ondas faz uma tensão enorme levando á ruptura do leash,  que é potencialmente perigoso para banhistas e surfistas.

Aquí ficam alguns videos para conheceres algumas técnicas, boas ondas..